PISO SALARIAL DO TÉCNICO INDUSTRIAL |
No dia 17 de dezembro a FENTEC (Federação Nacional dos Técnicos Industriais) e da ATABrasil (Associação dos Técnicos Agrícolas do Brasil), representadas pelos Técnicos Ricardo Nerbas e Carlos Coelho respectivamente, estiveram em Brasília acompanhando a votação do Piso Salarial na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal. Os dirigentes participaram da última plenária da Comissão, em 2008, para pressionar os seus membros a aprovarem o parecer do deputado gaúcho Marco Maia – PT, ao projeto de Lei nº 2861/2008, que altera a Lei nº 4.950-A, de 22 de abril de 1966. O parecer do parlamentar, conforme relatamos no Boletim Eletrônico anterior, estende aos técnicos Industriais e Agrícolas o Piso Salarial contemplado na referida lei.
Infelizmente dois deputados pediram vistas ao processo suspendendo a votação do Projeto de Lei. São eles, Eudes Xavier (GO) e Pedro Henry (MT).
A partir do presente mês (fevereiro de 2009), o SINTEC-RS, juntamente com a FENTEC, realizarão todos os esforços para a retomada da discussão e votação do nosso Piso Salarial dos Técnicos.
Entenda melhor: O Projeto de Lei que cria o piso salarial dos técnicos já aprovado no Senado Federal. O Projeto após ser votado na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça para que seja apreciada a constitucionalidade da matéria. Virando lei, os Técnicos Industriais e Agrícolas terão salário mínimo profissional correspondente a sessenta e seis por cento da menor remuneração atribuída em lei para os diplomados pelos cursos regulares superiores, ou seja, em valores de hoje, R$1.940,00. É importante destacar que um projeto de lei semelhante, de autoria do deputado Paulo Pimenta, também tramita no Congresso Nacional, devendo ser apensado ao projeto aprovado pelo Senado. |
|
POSSE DOS REPRESENTANTES DO SINTEC-RS COMO CONSELHEIROS DO CREA |
No dia 13 de janeiro, durante a Sessão Plenária Ordinária realizada, à tarde, no Plenário do CREA-RS, foram empossados os Conselheiros, titulares e suplentes, indicados pelo SINTEC-RS. A partir desta data os conselheiros representantes da categoria são: Câmara de Engenharia Civil - Técnicos em Edificações Flavio Pezzi e Marcelo João Valandro; Câmara de Engenharia Elétrica - Técnicos em Eletrotécnica Valdir Farias de Mattos e Flávio Renan Fialho Círio; Câmara de Arquitetura - Técnica em Decoração Regina Pradella dos Santos; Câmara de Geo-Minas - Técnicos em Mineração Volnei Galbino da Silva e José Elcio Salvaro; Câmara Industrial - Técnico em Mecânica Maurício Flores dos Santose na Câmara de Química - Técnicos em Química Luiz Antônio Castro dos Santos e Sinclair Soares Gonçalves.
Presidência do CREA-RS
À noite, no auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa ocorreu a posse do eng. Civil Luiz Alcides Capoani para presidente do CREA-RS, gestão 2009/2011. Capoani defendeu a importância da parceria do Conselho com os governos Municipal e Estadual no sentido de servir à sociedade, através do trabalho qualificado de profissionais e empresas legalmente habilitados.
O SINTEC-RS esteve representado pelo seu presidente, Técnico Paulo Ricardo de Oliveira e pelo seu vice-presidente Técnico Carlos Alberto Pauletto.
|
|
SINTEC-RS RECEBE DIRETORIA DA FUNDAÇÃO CEEE |
 |
O SINTEC-RS recebeu, no dia 28 de janeiro em sua sede, a diretoria da Fundação CEEE de Seguridade Social – ELETROCEEE, em visita de trabalho. Presentes ao encontro o presidente da Fundação, Humberto Façanha C. Filho, o diretor financeiro, Gerson Carrion de Oliveira e o diretor administrativo Manuel Valente. A diretoria da ELETROCEEE foi recebida pelo presidente do SINTEC-RS Técnico Paulo Ricardo de Oliveira e os diretores Julio Trombetta, Gerson L. Vilar e Rogério M. Rosa. |
Durante a visita, o presidente da ELETROCEE pediu o apoio ao SINTEC-RS para promover alterações nos Planos Previdenciários da Fundação, assunto que já vem sendo debatido já há algum tempo.
O presidente do SINTEC-RS, Paulo Ricardo de Oliveira, demonstrou a preocupação do sindicato com os problemas existentes nos Plano Único e CEEE PREV. O dirigente sugeriu que a Fundação, juntamente com as demais entidades representativas dos trabalhadores, se unam com o objetivo de construírem um novo plano que corrija os problemas existentes e contemple as necessidades de todos os segurados.
A Fundação CEEE de Seguridade Social é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar Multipatrocinada. É pessoa jurídica de direito privado, de fins não lucrativos, com autonomia administrativa e financeira. Criada em 17 de dezembro de 1979, hoje é um dos maiores fundos de pensão do Brasil, ocupando o 20º lugar no ranking nacional, com um patrimônio de mais de R$ 3,7 bilhões. |
|
ACORDOS SALARIAIS ASSINADOS |
O SINTEC-RS assinou, no mês janeiro de 2009, três acordos coletivos beneficiando os Técnicos Industriais da CEEE, CGTEE e TELEDATA.
 |
Durante a cerimônia de assinatura do ACT da CGTEE, na Usina UPME em Candiota, houve a eleição e posse do delegado sindical junto à empresa. O escolhido foi o Técnico Industrial Genésio Antônio Vieira Avancini. Durante o mesmo evento houve a apresentação formal da diretoria da Associação dos Técnicos da CGTEE, na pessoa do seu presidente Técnico Daniel da Silva Caldeira e diretores. |
O SINTEC-RS esteve representado pelo seu presidente, Técnico Paulo Ricardo de Oliveira e pelo seu vice-presidente Técnico Carlos Alberto Pauletto.
Mais informações sobre os acordos salariais firmados pelo SINTEC-RS podem ser obtidas na secretaria da entidade ou pelo telefone (51) 32261111 ou acessando www.sintec-rs.com.br. |
|