Fevereiro/2009

PISO SALARIAL DO TÉCNICO INDUSTRIAL

No dia 17 de dezembro a FENTEC (Federação Nacional dos Técnicos Industriais) e da ATABrasil (Associação dos Técnicos Agrícolas do Brasil), representadas pelos Técnicos Ricardo Nerbas e Carlos Coelho respectivamente, estiveram em Brasília acompanhando a votação do Piso Salarial na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal. Os dirigentes participaram da última plenária da Comissão, em 2008, para pressionar os seus membros a aprovarem o parecer do deputado gaúcho Marco Maia – PT, ao projeto de Lei nº 2861/2008, que altera a Lei nº 4.950-A, de 22 de abril de 1966. O parecer do parlamentar, conforme relatamos no Boletim Eletrônico anterior, estende aos técnicos Industriais e Agrícolas o Piso Salarial contemplado na referida lei.

Infelizmente dois deputados pediram vistas ao processo suspendendo a votação do Projeto de Lei. São eles, Eudes Xavier (GO) e Pedro Henry (MT).

A partir do presente mês (fevereiro de 2009), o SINTEC-RS, juntamente com a FENTEC, realizarão todos os esforços para a retomada da discussão e votação do nosso Piso Salarial dos Técnicos.

Entenda melhor: O Projeto de Lei que cria o piso salarial dos técnicos já aprovado no Senado Federal. O Projeto após ser votado na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça para que seja apreciada a constitucionalidade da matéria. Virando lei, os Técnicos Industriais e Agrícolas terão salário mínimo profissional correspondente a sessenta e seis por cento da menor remuneração atribuída em lei para os diplomados pelos cursos regulares superiores, ou seja, em valores de hoje, R$1.940,00. É importante destacar que um projeto de lei semelhante, de autoria do deputado Paulo Pimenta, também tramita no Congresso Nacional, devendo ser apensado ao projeto aprovado pelo Senado.

POSSE DOS REPRESENTANTES DO SINTEC-RS COMO CONSELHEIROS DO CREA

No dia 13 de janeiro, durante a Sessão Plenária Ordinária realizada, à tarde, no Plenário do CREA-RS, foram empossados os Conselheiros, titulares e suplentes, indicados pelo SINTEC-RS. A partir desta data os conselheiros representantes da categoria são: Câmara de Engenharia Civil - Técnicos em Edificações Flavio Pezzi e Marcelo João Valandro; Câmara de Engenharia Elétrica - Técnicos em Eletrotécnica Valdir Farias de Mattos e Flávio Renan Fialho Círio; Câmara de Arquitetura - Técnica em Decoração Regina Pradella dos Santos; Câmara de Geo-Minas - Técnicos em Mineração Volnei Galbino da Silva e José Elcio Salvaro; Câmara Industrial - Técnico em Mecânica Maurício Flores dos Santose na Câmara de Química - Técnicos em Química Luiz Antônio Castro dos Santos e Sinclair Soares Gonçalves.

Presidência do CREA-RS

À noite, no auditório Dante Barone da Assembléia Legislativa ocorreu a posse do eng. Civil Luiz Alcides Capoani para presidente do CREA-RS, gestão 2009/2011. Capoani defendeu a importância da parceria do Conselho com os governos Municipal e Estadual no sentido de servir à sociedade, através do trabalho qualificado de profissionais e empresas legalmente habilitados.

O SINTEC-RS esteve representado pelo seu presidente, Técnico Paulo Ricardo de Oliveira e pelo seu vice-presidente Técnico Carlos Alberto Pauletto.

SINTEC-RS RECEBE DIRETORIA DA FUNDAÇÃO CEEE

O SINTEC-RS recebeu, no dia 28 de janeiro em sua sede, a diretoria da Fundação CEEE de Seguridade Social – ELETROCEEE, em visita de trabalho. Presentes ao encontro o presidente da Fundação, Humberto Façanha C. Filho, o diretor financeiro, Gerson Carrion de Oliveira e o diretor administrativo Manuel Valente. A diretoria da ELETROCEEE foi recebida pelo presidente do SINTEC-RS Técnico Paulo Ricardo de Oliveira e os diretores Julio Trombetta, Gerson L. Vilar e Rogério M. Rosa.

Durante a visita, o presidente da ELETROCEE pediu o apoio ao SINTEC-RS para promover alterações nos Planos Previdenciários da Fundação, assunto que já vem sendo debatido já há algum tempo.

O presidente do SINTEC-RS, Paulo Ricardo de Oliveira, demonstrou a preocupação do sindicato com os problemas existentes nos Plano Único e CEEE PREV. O dirigente sugeriu que a Fundação, juntamente com as demais entidades representativas dos trabalhadores, se unam com o objetivo de construírem um novo plano que corrija os problemas existentes e contemple as necessidades de todos os segurados.

A Fundação CEEE de Seguridade Social é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar Multipatrocinada. É pessoa jurídica de direito privado, de fins não lucrativos, com autonomia administrativa e financeira. Criada em 17 de dezembro de 1979, hoje é um dos maiores fundos de pensão do Brasil, ocupando o 20º lugar no ranking nacional, com um patrimônio de mais de R$ 3,7 bilhões.

ACORDOS SALARIAIS ASSINADOS

O SINTEC-RS assinou, no mês janeiro de 2009, três acordos coletivos beneficiando os Técnicos Industriais da CEEE, CGTEE e TELEDATA.

Durante a cerimônia de assinatura do ACT da CGTEE, na Usina UPME em Candiota, houve a eleição e posse do delegado sindical junto à empresa. O escolhido foi o Técnico Industrial Genésio Antônio Vieira Avancini. Durante o mesmo evento houve a apresentação formal da diretoria da Associação dos Técnicos da CGTEE, na pessoa do seu presidente Técnico Daniel da Silva Caldeira e diretores.

O SINTEC-RS esteve representado pelo seu presidente, Técnico Paulo Ricardo de Oliveira e pelo seu vice-presidente Técnico Carlos Alberto Pauletto.

Mais informações sobre os acordos salariais firmados pelo SINTEC-RS podem ser obtidas na secretaria da entidade ou pelo telefone (51) 32261111 ou acessando www.sintec-rs.com.br.

SINTEC-RS